quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Pais que não acompanham seus filhos na escola

Projeto vai multar pais que não acompanharem o desempenho dos filhos na escola


O pai ou responsável que não comparecer à escola e acompanhar o desempenho de seu filho poderá ser punido. Projeto de lei com esse objetivo já recebeu parecer favorável e está pronto para ser votado na Comissão de Educação, Cultura e Esporte.
O senador Cristovam Buarque (PDT/DF), autor da proposta (PLS 189/2012), afirma que a educação é um direito de toda criança e que a participação dos pais é essencial no processo educativo.
“A escola sozinha não consegue cumprir integralmente o papel de formadora, a educação não se faz apenas pela escola, isolada da responsabilidade e da ação dos pais no acompanhamento do desempenho de seus filhos”, afirma o autor.
A proposta prevê que o responsável deva comparecer na escola, seja ela pública ou privada, pelo menos uma vez a cada dois meses. Será considerada presença o comparecimento em reuniões de pais e mestres, ou conversas individuais com o professor, sempre atestadas pela direção da unidade estudantil.
Para o relator, senador João Capiberibe (PSB/AP), o fato dos pais matricularem seus filhos em escolas não tira a responsabilidade deles de monitorar e acompanhar o desenvolvimento educacional da criança ou do adolescente.
Penalidade
As penalidades para o não cumprimento da lei serão as mesmas previstas no Código Eleitoral para quem deixa de votar. Dentre elas, uma multa de 3 (três) a 10 (dez) por cento sobre o salário-mínimo, além da proibição de inscrição em concurso público, receber salário ou participar de cargos públicos; solicitar empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo e obter passaporte ou carteira de identidade.
Em pesquisa feita pelo Alô Senado, a população diverge sobre o assunto. Para o cidadão Leonardo dos Santos Marques Gomes, de Ivinhema (MS), a proposta é positiva.
'Eu concordo com essa iniciativa, pois tem muitos pais que se omitem em saber como anda o desempenho do filho na escola. Na grande maioria das escolas, ocorre de apenas de um pai aparecer nas reuniões, o que é lamentável. Apoio em 100%. Pai preocupado com o filho é educação garantida e Brasil produzindo com qualidade', afirmou Leonardo.
No entanto, Lidiane Lima Santos, de Belo Horizonte (MG), é contrária à proposta. Ela afirma que muitos pais, para proporcionar um bom estudo a seus filhos, trabalham em dois empregos, o que em sua opinião dificulta a presença deles nas escolas.
'São muitos impostos e o salário é pouco, por isso muitos optam por trabalhar em mais de um lugar para dar estudo às crianças. Qual é a hora que esse pai ou mãe vai conseguir ir à escola do seu filho?', critica Lidiane Santos.
Após analise a matéria segue para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania em caráter terminativo.
Informações: Uol

Garanhuns - Reconhecimento de Paternidade

Garanhuns participa de Campanha de Reconhecimento de Paternidade



No período de 20 a 23 de novembro a Corregedoria Geral da Justiça de Pernambuco (CGJ), sob a coordenação da Juíza Assessora do Extrajudicial, Ana Cláudia Brandão, em parceria com a Associação Pernambucana de Mães Solteiras (APEMAS), Ministério Público, Secretaria da Criança e da Juventude, ANOREG-PE, UNICEF, Defensoria Pública e Prefeitura de Garanhuns realizará na cidade a Campanha de Reconhecimento de Paternidade com o tema “Seja o Herói do Seu Filho”.  

A Campanha acontece no Fórum Ministro Eraldo Gueiros Leite, e objetiva massificar a ideia da importância deste ato para a cidadania e para a boa formação psicológica de todo ser humano. Além de Garanhuns, os processos de reconhecimento de paternidade também poderão ser realizados em todo o Estado, mais precisamente nas cidades do Recife, Jaboatão, Olinda, Caruaru e Petrolina, das 9 às 17h.  

Magistrados, defensores públicos, promotores e servidores públicos atuarão nos municípios quanto à divulgação dos processos de reconhecimento, na preparação da documentação, e, junto aos Fóruns de Justiça, no acompanhamento dos casos. Os documentos necessários para o processo são: Cópia da certidão de nascimento da criança e do adolescente e cópia da carteira de identidade do pai e da mãe - caso seja maior de idade, deverá portar identidade.  

Segundo o Censo Escolar 2009, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), 311.254 alunos da rede pública de ensino estadual, municipal e federal em Pernambuco, não têm o nome do pai nos registros de nascimento. “Seja Herói do Seu Filho”, está em sintonia com o projeto “Pai Presente” do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabelece medidas a serem adotadas pelos juízes e tribunais brasileiros, para reduzir o número de pessoas sem paternidade reconhecida no País.  

ENTREVISTA COLETIVA – No próximo dia 12 de novembro, segunda-feira, será realizada uma coletiva de imprensa no Gabinete do Prefeito, junto aos membros da Corregedoria de Pernambuco, para repassar outras informações sobre a Campanha à imprensa local.

Informações: Prefeitura de Garanhuns

Jorge, para sempre Amado.

Pessoal, algo assim  i m p e r d í v e l !  Respirando cultura.

                         "2.ª Feira de Livro e Conhecimento dos Sertões"

No período de 08 a 10 de novembro a Livraria Lira Cultura realiza em Arcoverde em parceria com o Sesc Arcoverde, a Prefeitura de Arcoverde e a Pau Brasil distribuidora da Coca Cola, a 2.ª Feira de Livro e Conhecimento dos Sertões com o tema: JORGE PARA SEMPRE AMADO, em homenagem aos 100 anos de um dos maiores escritores brasileiros.

A Feira contará com palestras, apresentações de artistas arcoverdenses, como o Coco Trupé e o Boi Maracatu, a hora do conto para crianças, pockets shows com artistas como Nádia Maia, Irah Caldeira, Quinteto Violado e Ronaldo Cesar e a Tropicana de Garanhuns.


A Feira este ano acontece na Praça da Bandeira em uma estrutura que vai ser montada e como sempre vale a pena conferir.


Conheçam a programação:


Amannda Oliveira-blog Falando Francamente

Surdez- tratamento por cirurgia inédita

Cirurgia inédita para tratamento de surdez é realizada em Garanhuns

Nesta quarta-feira (31), a equipe médica do Centro de Diagnóstico e Reabilitação Auditiva de Pernambuco - CEDRAPE formada pelo médico otorrinolaringologista Dr. Eduardo Alexandre, pelas Audiologistas Dra. Cristiane Zilbermintz e Dra. Dionélia Rivas e pela Psicóloga Dra. Manuella Regina realizam uma cirurgia inédita para tratamento da surdez. É a primeira vez que uma cirurgia desse tipo é realizada no interior do Estado. O procedimento está marcado para as 19h, na Casa de Saúde Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Garanhuns. 

O aparelho a ser implantado é uma “PróteseImplantável de Condução Óssea” denominada de BAHA. Trata-se de um sistema parcialmente implantável no osso temporal ( localizado atrás da orelha) composto por um “pino” de titânio e um processador de som.
O procedimento é rápido, dura entre 30 minutos e 1 hora e pode ser realizado em crianças e adultos.

Na cirurgia é realizado um pequeno corte atrás da orelha para exposição do osso e colocação do pino, o qual é feito de titânio e tem o formato de um parafuso. Depois é feito um pequeno orifício na pele por onde o pino passará ficando exposto para fora da pele. A seguir são dados pontos, colocada uma placa protetora e feito um enfaixamento para proteção.Após a implantação do pino é necessário aguardar 6 semanas para que ocorra o processo de osteointegração e posterior ativação, ou seja, colocação do processador de som. Dessa forma o paciente só escutará após este período tendo que realizar ajustes periódicos no processador de som de acordo com suas necessidades.
Essa cirurgia é indicada para pacientes com  má formações e síndromes, pacientes que não conseguem utilizar aparelhos auditivos convencionais por irritação da pele ou otites, pessoas com perdas auditivas condutivas, mistas e unilaterais. 

Antes da indicação cirúrgica o paciente é submetido a uma avaliação audiológica completa  e avaliação com otorrino. Após a cirurgia deverá realizar terapia fonoaudiólogica para melhor adaptação da tecnologia.

Informações: Assessoria de Imprensa