quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Jogos - visão Psicopedagógica

 

 JOGOS PEDAGÓGICOS

Os jogos são tipos de atividades que podem ser praticadas em todas as matérias, de diversas maneiras, facilitando a aprendizagem, desenvolvendo a originalidade, a criatividade dos alunos, enriquecendo e vivenciando fatos.
O professor que se utiliza de jogos torna-se mais seguro, desenvolvendo também a sua criatividade, inovando suas aulas e criando outros jogos.
Os jogos pedagógicos são excelentes recursos de que o professor poderá lançar mão no processo ensino-aprendizagem, porque contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual e social na criança.
O professor poderá se utilizar de jogos e brincadeiras como recursos pedagógicos na construção da leitura e da escrita, Matemática e para ensinar todos os conteúdos, bastando saber usar o jogo na hora adequada.

Para ser um bom jogo, o professor deverá propor:

- Um jogo interessante e desafiador para as crianças resolverem.
- Verificar se o jogo é propício às crianças de acordo com o seu desenvolvimento e prontidão.

- Dar oportunidade que todos possam participar ativamente do princípio ao fim do jogo.

- Permitir que as crianças possam se auto-avaliar no final do jogo.

Para que o jogo seja produtivo, deve-se fazer com os alunos o levantamento das atividades básicas de comportamento:

- Não tomar iniciativas sem consultar o grupo.

- Dar a todos os mesmos direitos de participar e vencer.

- Saber o momento de falar e ouvir.

- Não interromper o companheiro, quando este estiver expondo seu ponto de vista.

- Saber perder.

- Não colocar a culpa dos fracassos nos outros.

- Não desvalorizar os vencidos.

- Deixar tudo em ordem no final, da mesma forma que estava inicialmente.

A IMPORTÂNCIA DO JOGO

Na área cognitiva:

- Desenvolve na criança a capacidade de observação do meio à sua volta, através de comparações de semelhanças e diferenças.

- Permite a elaboração de certas estruturas: classificação, ordenação, estruturação de tempo e espaço; primeiros elementos de lógica, através da resolução de problemas simples, buscando estratégias para vencer o jogo.

- Comunicação e expressão usando da necessidade de explicar as regras, contestar ou comentar as fases do jogo.


Na área motora:

- O jogo permite à criança ocasiões para criar e construir seus próprios brinquedos aperfeiçoando as suas habilidades.

- O jogo permite que a criança possa avaliar a sua competência motora, sendo motivada a se ultrapassar pelo autodesafio.



Na área sócio-afetiva:

- O jogo permite à criança a se livrar do seu egocentrismo.

- o jogo permite à criança a viver situações de colaboração, competição e também de oposição.

- O jogo permite à criança a conhecer regras respeitando o parceiro, aumentando seus contatos sociais.

JOGOS NO PROCESSO EDUCATIVO

A atividade lúdica proporcionada pelos jogos deve ser o desencadeador de todo o processo de aprendizagem.
O jogo desenvolve a imaginação e exige a tomada de iniciativas, desafiando a sua inteligência para encontrar soluções para os problemas.
Através de jogos, as crianças desenvolvem o seu raciocínio e constroem o seu conhecimento de forma descontraída.
Ao tomar decisões usando as regras para obter resultados desejados, estas mesmas regras fazem com que as crianças construam os seus limites agindo como sujeito de sua aprendizagem.
De acordo com o nível do aluno, o professor poderá desenvolver conteúdos específicos, propondo os mais variados tipos de jogos que não precisam ser sofisticados ou caros.
Utilizando materiais de sucatas como: caixas de vários tamanhos, garrafas e recipientes de detergentes, xampus, latinhas de cerveja, poderão ser confeccionados pelo professor ou pelos alunos variados tipos de jogos.
Dependendo da criatividade, poderão ser confeccionados jogos que envolvam as mais variadas disciplinas: Português, Matemática, Ciências, Geografia e História [...]


Fonte: PINTO, Gerusa Rodrigues; LIMA, Regina Célia Villaça. O dia-a-dia do professor. 3 ed. Belo Horizonte (MG): FAPI. vol. II

Coração de Professor (blog)




PLANEJAR 
Texto de Aluisio Cavalcante Jr.
 
Início de ano.

Tempo em que as Escolas começam a planejar.

Tempo de encontros.

Tempo de debates.

Tempo de sorrisos.

Há quem acredite que o bom planejar

Esteja apenas nos livros

Ou se resuma a elaboração de planos didáticos.

Embora importantes,

O melhor de um planejamento

Não está nos livros

E tão pouco nos planos didáticos.

O melhor de um planejamento está

Na capacidade de sonhar

E de inspirar sonhos.

Quem planeja aulas com as cores dos sonhos,

Faz parte daquele grupo de Educadores e Educadoras,

Que tem o dom de ser fazer eternos nas lembranças,

Daqueles que a vida lhes deu para cuidar.

Este é o verdadeiro objetivo de um planejamento

E a essência de uma Educação que faz sentido.


http://sonhosdeumprofessor.blogspot.com

Escola Inclusiva

 

Educação Especial



Sites

ADEVA - Associação de Deficientes Visuais e Amigos
http://www.adeva.org.br/
Portal da Associação, com notícias, cursos, legislação, dicas de sites, etc.

Deficiente Auditivo

Feneis - Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos
http://www.feneis.com.br/
Portal extenso sobre a educação e inclusão dos surdos, com informações de centros regionais e internacionais.

INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos
http://www.ines.org.br/
Portal sobre as atividades no INES, com dicionário multimídia de Libras.

Deficiente Físico

Defnet - Centro de Informática e Informações sobre Paralisias Cerebrais
http://www.defnet.org.br/
Portal voltado para a comunidade de pais, profissionais e pessoas com deficiência física. Contém noticias, recursos, exemplos de projetos educativos, glossário, e muito mais.

Deficiente Mental

Deficiência Mental
http://www.saci.org.br/index.php?IZUMI_SECAO=11
Informação sobre as definições, classificações, causas, e mitos.

Espaço 21
http://www.ecof.org.br/projetos/down/index.html
Site de grupo de pais de crianças Síndrome de Down no Brasil.

Autismo

AMA - Associação de Amigos do Autista
http://www.ama.org.br/index.htm
Informações explicativas sobre Autismo, descrição de casos, eventos, etc.

Distúrbios de Aprendizagem

Associação Brasileira de Dislexia
http://www.dislexia.org.br/index.html
Informações explicativas de Dislexia e distúrbios de aprendizagem. Inclui indicações de serviços de avaliação e encaminhamento.

LD Online
http://www.ldonline.org/ccldinfo/spanish_index.html
Um Portal extenso sobre os distúrbios de aprendizagem (Learning Disabilities) e de atenção. Inclui textos explicativos, recursos para pais e fóruns. Versão em espanhol.

Superdotação

PAAAH/SD

Programa de Atendimento aos Alunos com Altas Habilidades / Superdotados

http://www.uff.br/paaahsd/index.htm
Projeto de trabalho com superdotados desenvolvido na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense.

Portais

Entre Amigos - Rede de Informações sobre Deficiência
http://www.entreamigos.com.br/
Portal sobre deficiências e para portadores de deficiências.

Sentidos
http://www.sentidos.com.br
Espaço para portadores de deficiências e familiares compartilharem suas experiências e participarem em discussões. Aborda questões científicas, o cotidiano e a criatividade necessária para o dia-a-dia da pessoa especial. (dica de Vinicius Garcia).

Rede Saci
http://www.saci.org.br
Portal voltado para a melhoria da qualidade de vida e o exercício da cidadania. Inclui artigos, notícias, listas de discussão pertinentes, (inclusive uma lista SOS, ajuda inter-usuários, para tirar dúvidas sobre problemas técnicos de informática), e páginas pessoais das mais variadas.

Educação on-line
http://www.educacaoonline.pro.br/
Portal com muitos textos, documentos, legislação, e links sobre vários assuntos, inclusive educação especial e inclusão social.

Universidade sem barreiras UFPR
http://www.prograd.ufpr.br/~pne/
Portal sobre educação especial. Informações detalhadas sobre as deficiências, as implicações pedagógicas, a legislação, uma bibliografia extensa, etc.

NIEE - Núcleo de Informática na Educação Especial
http://www.niee.ufrgs.br/
Portal completo sobre informática e educação especial.

Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial http://www.mec.gov.br/seesp/
Portal da SEESP com informações, eventos, legislações, publicações, e projetos. 

Fonte: http://www.ceesd.org.br

Autismo - Natação adaptada/Por Klayton Danata

KLAYTON DANATA FOI RECONHECIDO COMO CIENTISTA PELA SCIENCE AWARDS/AMERICAN MEDICAL

O Bi-campeão Brasileiro de Natação Klayton Danata agora mergulha em outras águas, nas águas da ciência, foi no ultimo dia 17 de novembro de 2012 pelo 35º Congresso Internacional de Atividade Física e Fisioterapia em Fortaleza-CE, que o mesmo foi reconhecido como cientista, com a defesa de sua tese sobre “Os Benefícios da Natação Adaptada para Autistas na Melhoria da sua Propriocepção e Vestibular”.

O Congresso Internacional contou com temas científicos desenvolvidos em vários países num total de 59 trabalhos defendidos, tendo no Score final, a seguinte Classificação em 1º lugar Portugal, 2º lugar Rússia e 3º lugar Brasil com Klayton Danata. “Fiquei muito surpreso com o prêmio, realmente não esperava, fui apenas pra mostrar meu trabalho e voltei com um reconhecimento de mérito Internacional, foi sem dúvidas minha maior vitória até hoje, o velho ditado que “Deus Ajuda Quem Cedo Madruga” é uma realidade, faço meu trabalho com muito amor e isso é que me faz superar qualquer obstáculo o “Dinho” já dizia: “Você nasceu pra ser campeão” ele estava certo.

Klayton Danata não para de fazer história para nossa cidade, foi o primeiro atleta de natação a ser Bi Campeão Brasileiro e agora torna-se o primeiro cientista Garanhuense reconhecido por um grupo Desenvolvimento Cientifico Internacional, Science Awards/ American Medical, Sanny e CEPS.

Hoje Klayton Danata dedica maior parte de seu tempo as aulas de natação para criança dentro do Espectro do Autismo e aos seus estudos. A cada 88 crianças 1 está dentro do espectro dados do ICARE, ou seja, é uma prevalência muito grande, é valido ressaltar que o Autismo não é uma deficiência e sim uma síndrome, Transtorno Invasivo do Desenvolvimento (TID), o trabalho de pesquisa de Klayton Danata é melhorar o sistema sensório-motor destas crianças com ênfase nos sistemas proprioceptivo e vestibular através do desenvolvimento do ganho do tônus muscular com a pratica da natação adaptada.(O trabalho não é fácil não temos respostas concisas, mais já temos resultados comprovados que a natação realmente é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento emocional e funcional destas crianças, é um universo singular e encantador, o mais gratificante é ver a alegria e seus sorrisos estampados no rosto, me reenergizo cada vez que nos encontramos nas aulas, existem outra pessoas que são fundamentais para esta história de sucesso, minha esposa e filha, os pais dos alunos, meus pais, minha mainha e Deus.” Ressalta.