domingo, 18 de agosto de 2013

O Psicopedagogo Institucional

Caros leitores,
depois de algum tempo sem postagens, retomo às minhas "pesquisas" e volto na perspectiva de trazer sempre algo que nos seja agradável e útil, num foco Psicopedagógico.
Portanto, acessem, comentem e sejam sempre muito bem vindos.
Até breve, Katia Souto.

PSICOPEDAGOGO INSTITUCIONAL: ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES
Por Cátia Gontijo Rezende.
http://www.edufatima.inf.br/isf/index.php/es/article/viewFile/23/12

O artigo faz uma abordagem da psicopedagogia como campo que estuda a

aprendizagem em suas diferentes relações e circunstâncias, ocupa-se do processo de

aprender e de suas vicissitudes, da construção de estratégias para o não aprender e,

tem como o objeto a autoria de pensamento. O profissional com formação em

Psicopedagogia reúne conhecimentos de várias áreas, podendo transitar tanto entre os

aspectos pedagógicos e psíquicos, como em processos de desenvolvimento e de

aprendizagem de sujeitos. Sua intervenção possibilita que indivíduos, grupos e

instituições desenvolvam seus processos de aprendizagem de forma saudável, que

resgatem o prazer de aprender e descubram-se autores de seus próprios processos. Nas

instituições a atuação deste profissional visa a fortalecer sua identidade, bem como

buscar o resgate das raízes dessa instituição, ao mesmo tempo em que procura

sintonizá-la com a realidade que está sendo vivenciada no momento histórico atual,

buscando adequar essa escola às reais demandas da sociedade. Apresenta-se um

estudo das principais atribuições e responsabilidades deste profissional, ilustrado com

entrevista a um psicopedagogo em atuação na área educacional.