Preenchimento do Diário de Classe da Educação Básica
As Secretarias Executivas de Desenvolvimento da Educação e da Gestão da Rede, através da Gerência de Normatização do Ensino, orientam as Escolas da Rede Estadual de Ensino quanto ao preenchimento do Diário de Classe da Educação Básica dos Níveis de Ensino Fundamental, Ensino Médio e das Modalidades, Educação de Jovens e Adultos e Normal Médio com base no Decreto Estadual nº 30.362, de 18/04/07 e considerando o que preceitua a Lei Federal nº 9.394/1996 LDB, Lei Federal Nº. 8.069/1990, a Lei Estadual nº. 12.280/2002, a Instrução Normativa Nº. 04/2008 de 17/06/2008, a Instrução Normativa nº 11/2008 de 27/11/2008 e considerando que:
- o diário de classe é um instrumento legal de registro do planejamento e do desenvolvimento das atividades pedagógicas do(a) professor(a) e das situações didáticas da vida escolar dos(as) estudantes, do acompanhamento das suas aprendizagens e do desempenho escolar;
- no diário de classe deve constar: a relação nominal dos(as) estudantes, em ordem alfabética, observações sobre o rendimento,frequência justificada e atitudes comportamentais; o planejamento das aulas, o registro dos conteúdos trabalhados em situação didática de cada bimestre e as atividades ou projetos especiais. Assim sendo, nos parágrafos que seguem são apresentadas as competências da secretaria da escola e do(a) professor(a) para o preenchimento do diário de classe.
Dos Procedimentos
Os registros devem ser feitos manualmente, com caneta de tinta azul ou preta, sem rasuras. Caso seja necessária alguma retificação, esta deve ser rubricada e, no campo das observações, justificada – com a citação da página em que foi feita a retificação. Para o Ensino Fundamental anos iniciais I e II ciclos, as orientações estão contidas na capa e na 1ª folha do diário de classe.
1 - Capa (Competência do(a) Secretário(a)
2 - Horário (Competência do(a) Professor(a)
Registro do horário semanal das aulas de acordo com o horário estabelecido com a escola.
2.2 - Aulas no Contra Turno
Registro do horário dos componentes curriculares ministrados no contra turno.
2.3 - Aulas Atividades (manhã/tarde/noite)
Registro do horário e o dia das atividades realizadas, de acordo com o planejamento elaborado junto com a escola. Em consonância com o estabelecido no Estatuto do Magistério – Lei Nº 11.329/96, deve acontecer no ambiente da escola.
3 - Data de Admissão/Motivo da Admissão após o Período Regular/Data de Nascimento, Nome do Estudante, Sexo, Estudante Transferido, Distorção Idade-Série-Ano e outra situação. (Competência do(a) Secretário(a)
4 - Frequência (Competência do(a) Professor(a)
5 - Registro de Avaliação da Aprendizagem Bimestral (Competência do(a) Professor(a)
6 - Média Anual (Competência do(a) Professor(a) Registrar a Média anual das 04(quatro) unidades bimestrais. Quando inferior a 6,0(seis), o(a) estudante será submetido à recuperação ao final do ano letivo.
Registrar a nota de avaliação do(a) estudante que não atingiu a média anual 6,0(seis).
6.2 - Nota após Recuperação Final
Registrar a nota da recuperação final. De acordo com o § 5º Artigo 15 da Instrução de Avaliação Nº 04/2008. Caso a nota da recuperação seja menor do que a média anual prevalecerá a maior nota. Onde se lê no Diário de Classe: nota anual, leia-se: média
6.3 - Nota após Conselho de Classe Registrar a nota do(a) estudante em caso de alteração após o Conselho de Classe.
6.4 - Situação Final (Competência do(a) Professor(a)) Deverá ser registrado o resultado final do(a) estudante de acordo com as situações apresentadas neste item (Progressão Plena/Progressão Parcial/ Reprovado).
7 - Progressão Parcial de Anos Anteriores
8 - Observação sobre o(a) Estudante (Competência do(a) Secretário(a)
Registrar a cada bimestre observações relevantes da trajetória do(a) estudante em relação a rendimento, frequência justificada e aspectos atitudinais. Onde se lê no Diário de Classe: frequência justificada, leia-se: falta justificada. 8.1 - Período de Recuperação e Avaliação Final Registrar o período das aulas de novas oportunidades de ensino e a nota da avaliação do(a) estudante que não atingiu a média anual 6,0 (seis vírgula zero).
8.2 - Decisão do Conselho de Classe
Registrar os resultados das aprendizagens e das observações especiais, principalmente as alterações da nota após o Conselho de Classe, em cada bimestre.
9 - Pessoa com Deficiência
Informar se o(a) estudante é deficiente, qual a deficiência, com base no laudo médico ou atestado pela Equipe de Educação Especial/UIAP.
9.1 - Educação Especial – Professor (Competência do(a) Secretário(a)
Registrar se há professor itinerante, intérprete, braillista e instrutor. 9.2 - Sala do Atendimento Educacional Especializado Assinalar se a escola oferece este atendimento.
10 - Motivos da Ausência e Providência Adotadas
10.1 - Dispensa de Educação Física (Competência do(a) Professor(a) Registrar de acordo com o que determina a Lei nº 10.793/2003 de 02/12/2003 10.2 - Os(as) estudantes com 5 (cinco) faltas consecutivas ou 10 (dez) alternadas, deverá ser feito o registro e comunicação à Equipe Gestora, que deverá adotar as providências cabíveis, de acordo com o que determinar os Incisos VII e VIII, Artigo 12 da LDB nº 9.394/96.
11 - Planejamento (aulas Previstas) (Competência do(a) Professor(a)
11.1 - Aulas Previstas: quantidade de aula prevista por bimestre/componente curricular, de acordo com a Matriz Curricular e o período da unidade didática.11.2 - Aulas Dadas: considerar as aulas ministradas, salvaguardando o direito do(a) estudante aos 200 dias letivos. Em caso de falta do(a) professor(a) e ou de outras particularidades, deverá ser garantida a reposição das aulas. 11.3 - Justificativa: registrar o motivo, caso o número de aulas dadas seja inferior às aulas previstas e às exceções. 11.4 - Planejamento: registrar os objetivos a serem construídos pelos(as) estudantes, eixos temáticos/conteúdos, procedimentos metodológicos e procedimentos avaliativos previstos por bimestre. 11.5 - Caso o calendário letivo seja diferente, especificar no campo adequado. 11.6 - O planejamento deverá ser assinado e datado pelo(a) professor(a) e validado pelo(a) Educador(a) de Apoio ou representante da Equipe Gestora.
12 - Observações/Projetos/Outras Situações Didáticas (Competência do(a) Professor(a)
Espaço destinado a anotações especiais sobre projetos e outras situações didáticas relevantes.
13 - Conteúdos Trabalhados em Situações Didáticas (Competência do(a) Professor(a)
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