domingo, 14 de abril de 2013

Análise de provas escritas-critérios

Critérios para análise de provas escritas



                                                         Por Sarah Regina de Ol.. S. Lima
 
1-Faz- se necessário principalmente nas avaliações , o cabeçalho completo, zelo pela apresentação (tipo de letra e legibilidade .organização .espaço etc )
2-Ao elaborar as questões cuidar tanto do conteúdo quanto da redação das mesmas, o significado dos termos usados nos enunciados deve ser do domínio do aluno . Sem entender a pergunta é impossível responder corretamente .
3-Abordar todo conteúdo trabalhado, diversificando as questões .
4-Nenhum enunciado deve induzir a resposta de outras questões .
5-Quanto ao nível de dificuldade, deve ser das mais fáceis para as mais difíceis.
6-As questões, mesmo as objetivas , devem exigir raciocínio .
7-Evitar questões óbvias e as que extrapolam os objetivos propostos no plano de ensino.
8-Não repetir, mesmo que com linguagem diferentes, o mesmo objetivo no mesmo instrumento de avaliação .
9-Sempre que possível, contextualizar.
10-Elaborar ao menos três questões dissertativas.
11-Em relação à redação, o enunciado deve ser simples, claro e conciso, sem dupla interpretação ou ambiguidade, ter espaço suficiente para a escrita e se conter figuras apresentar - se de forma legível.
12-Cada questão deverá ser valorizada proporcionalmente ao nível de exigência para cada resposta.
13-0 aluno deverá ter ciência dos critérios de correção de cada questão e instrumento.
14-Quanto à atribuição de valores deve-se levar em conta a cadeia de raciocínio exigida para responder corretamente. Neste caso devem considerar - se os passos do raciocínio, mesmo que a resposta final esteja errada. Por outro lado nada vale a respostas final certa se o raciocínio for errado.
15-A correção deve ser efetuada logo após a aplicação das provas e entregue aos alunos.
16-Não rabiscar as provas ou escrever em cima das palavras consideradas erradas, assinalar embaixo e posteriormente propor uma reescrita.
17-Comentar e resolver questão por questão. É uma excelente oportunidade de fixação e forma de rever toda a matéria, direcionando o olhar para os que não atingiram o aproveitamento mínimo, buscando, pesquisando, dando tarefas, já está dado o primeiro passo para a recuperação paralela.
18-É indispensável analisar, registrar, refletir, reprogramar, replanejar, estabelecer novas estratégias com o acompanhamento do COORDENADOR PEDAGÓGICO. Sem análise dos resultados, não existe verdadeira avaliação.


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