sábado, 14 de janeiro de 2012

Brincar, é coisa séria!


Público-alvo: crianças entre 03 e 07 anos.

Justificativa: O Projeto Recreação de Férias nasce do desejo de trabalhar o lúdico e proporcionar momentos prazerosos de interação e descontração onde a aprendizagem e o desenvolvimento aconteçam de forma dinâmica e agradável, portanto inesquecível para todos os envolvidos.
É brincando que a criança adquire e forma conceitos, começa a interagir e a socializar-se. São as regras do jogo, a participação ativa, o precisar enxergar o outro e analisar as próprias atitudes durante as atividades recreativas que fazem com que esses momentos sejam amplamente enriquecedores. Desde noções espaço-temporais até identidade, socialização, tudo está envolvido nos jogos e brincadeiras, na recreação em si. Por isso o amplo desenvolvimento pessoal e social que pode ser alcançado durante o desenvolvimento das atividades. Sendo de extrema importância que durante os jogos e brincadeiras a criança tenha autonomia ou a desenvolva, que a interferência do adulto seja o mais reduzida possível e se permita à criança expressar-se, posicionar-se, ter iniciativa. Brincar, portanto, é essencial para a saúde física e mental das crianças, faz parte do processo de formação do ser humano.  

 "A esperança de uma criança, ao caminhar para a escola é encontrar um amigo, um guia, um animador, um líder - alguém muito consciente e que se preocupe com ela e que a faça pensar, tomar consciência de si de do mundo e que seja capaz de dar-lhe as mãos para construir com ela uma nova história e uma sociedade melhor". (ALMEIDA,1987,p.195)

As atividades desenvolvidas neste projeto devem estar de acordo com a faixa etária de cada grupo e com o espaço disponível. O interesse do grupo é fundamental e as regras de cada brincadeira ou jogo devem ser muito bem explicadas, de modo que ao início do mesmo as crianças possam interagir com o mínimo de interferência possível. Precisam mostrar interesse em participar e tornarem-se gratificadas com os resultados obtidos no final das atividades realizadas nas oficinas e nos demais momentos.

Baseado na pesquisa da Professora Elizabeth ( http://espacoeducar-liza.blogspot.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário